segunda-feira, 12 de julho de 2010

" SER HUMANO - FRUTO DE SEU MEIO".


Quantas vezes já ouvimos tal afirmação, melhor, quantas vezes ouvimos estudiosos dizendo tal?

Sem adentrar no mérito da questão e muitos menos citar filósofos de renome que são complacentes a presente idéia, façamos a seguinte reflexão:

O brasileiro é fruto de seu meio, o Brasil?

Singelamente coloquei-me a raciocinar sobre, vemos constantemente manchetes de diversos jornais deflagrando as falcatruas do governo e dos políticos em geral; será que o povo brasileiro tem o governo que merece ou o que aparece na mídia é apenas pequena parcela impura de nossa sociedade?

Em paises “mais desenvolvidos” educacional e socialmente os escândalos com corrupção são em menores graus, se é que existem, todavia, em nosso cotidiano, está se tornando algo quase que habitual.

Quando se acostuma com a padaria perto de casa, habitualmente ou costumeiramente, compra-se o pão naquele estabelecimento. Assim está acontecendo com a política brasileira, costumeiramente vemos os escândalo e... E nada, isso mesmo, levamos tudo em uma indignação abstrata.

No primeiro momento dizemos que é uma vergonha, coisa e tal, contudo é uma revolta puramente momentânea, depois de alguns gols da seleção e trechos emocionantes das novelas, lá se foi à indignação da boa parte da população.

Penso, senhores(as), que, na contemporaneidade, perdemos a indignação que tempos atrás era presente e, partindo do pressuposto que a sociedade está em contínua mudança, o que será que ainda perderemos?

Um comentário:

  1. Parabens pelo uso da linguagem e da comunicaçao...
    peças imprescindiveis no HOMEM

    Sergio Vitoretti.

    ResponderExcluir